Teve uma ideia ?

Partilhe com os outros na A.D. Clique Aqui


Tá com Dúvida ?

Pergunte aos membros da A.D. Clique Aqui


Tem um Anúncio ?

Use os classificados da A.D. Clique Aqui


Que tal um Bate-Papo ?

Converse com os colegas na A.D. Clique Aqui


Este tópico destina-se à uma troca de informações sobre o ensino da arqueologia no Brasil e no exterior. Se vc quer estudar arqueologia e não sabe por onde onde começar aqui tem uma lista bibliográfica básica:

RAHTZ, Philip. Convite à Arqueologia. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Arqueologia. São Paulo : Ática, 1988.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu e Noelli, Francisco Silva. Pré-história d...

ORSER, Charles e Funari, Pedro Paulo Abreu. Introdução à arqueologi...

PROUS, André. Arqueologia Brasileira. Brasília: UNB, 1992.

RENFREW, Colin et BAHN, Paul. Arqueologia: teorias, métodos y práct...

TRIGGER, Bruce G. História do pensamento arqueológico. São Paulo: O...


*A lista dos cursos no Brasil foi trasferida para a nova seção LINKS do site.*


Abaixo um texto to P.P. Funari de 1999 "Como se tornar Arqueólogo no Brasil"

Palavra-Chave: Arqueologia, aulas, doutorado, ensino, especialização, faculdade, graduação, mestrado, vestibular

Exibições: 1933

Anexos

Responder esta

Respostas a esta discussão

Vestibular em Arqueologia

Está previsto para o mês de junho de 2008 o primeiro Vestibular para Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

maiores informações: pparq@terra.com.br
Para os interessados em formaçoes no exterior, tenho umas dicas para França, inclusive a nivel de graduaçao (basta estar matriculado em uma universidade brasileira e passar um exame de proficiencia):

www.education.gouv.fr (ministerio das relaçoes exteriores)

www.etudiant.gouv.fr/ (vida estudantil e formaçoes)

brasil.campusfrance.org/ (agencia do min. das relaçoes internacionais no Brasil que auxilia estudantes interessados em vir a França)

Qualquer informaçao complementar, estou aberto igualmente a responder algumas perguntas. Como ja realizei o percurso, estou cursando atualmente a graduaçao na universidade de Estrasburgo, França.

Grande abraço
Oi Guilherme,
vi seu recado e me interessei, estou pretendendo ingressar num master em aqueologia clássica aí na França. Tinha dois contatos um na França e outro na Bélgica, mas acabei perdendo-os, agora estou correndo atrás. Estou terminando uma habilitação em Patrimônio Histórico, será que é possível fazer o estágio aí? É preciso o Delf ou o Dalf, não?
Grande abraço,
Estevam
Ola Estevam,
Entao, as universidades de maneira geral pedem um exame de linguas que seja o Dalf (nivel C1), algumas aceitam ja o Delf B2, ou um exame mais recente equivalente ao TOefl nos EUA, o TCF, valido somente por dois anos. Quanto a realizaçao de estagio acho que nao é preciso passar esses testes Estevam. Uma entrevista com o coordenador de estagio deveria ser o suficiente para avaliar o nivel de frances. Os testes sao mais requeridos se você pretende entrar na universidade e ainda assim conheço pessoas aqui que ingressaram sem teste de lingua (ainda mais se vc possui contato com alguem do curso que pretende ingressar). Mas a maneira mais facil é contactar a universidade que vc pretende (relaçoes exteriores) e se informar que teste é necessario pois ainda é um sistema que muda de universidade para universidade.
Alias, se vc é interessado em arqueologia classica, a universidade aqui de Estrasburgo é uma das melhores da França na area. Vc pode dar uma olhada no site www-umb.u-strasbg.fr/

Qualquer coisa que possa ajudar para as provas e tal, é so pedir. Eu passei pelo Dalf C1 mas conheço um pouco do sistema das outras.

Abraçao
Guilherme
Oi Guilherme,
Muito obrigado pelas informações. Vou precisar da sua ajuda sim, e vou aceitá-la, pretendo fazer as provas. Irei dar uma olhada na universidade que me indicastes. Já venho olhando algumas pelo campus france.
Grande abraço,
Estevam
Olá Guilherme,
Sou nova por aqui e gostaria de saber como devo proceder para estudar arqueologia. Moro no RIo de janeiro, tranquei a faculdade de COmunicaçã SOcial/Jornalismo no 2º período, desde 2003. Tenho nacionalidade portuguesa, posso conseguir uma bolsa? Se não for incomodo, vc pode me ajudar com estas dúvidas? Grata, Patrícia Paiva
Só retificando, a UFS oferece o curso de graduação em arqueologia no campus que fica localizado na cidade de Laranjeiras e não em São Critovão como foi colocado acima.
maiores informações www.ufs.br
Obrigado Thaissa, alem do mais se vc tiver outras informacoes sobre o curso: vestibular, saidas a campo, palestras, etc....por favor poste aqui.
avisarei assim que souber de mais alguma coisa.
Tambem está previsto para o mês de julho o primeiro vestibular para o curso de Bacharelado em Arqueologia na FURG (Fundaçao Universidade Federal do Rio Grande). O curso terá duas linhas temá ticas (percursos formativos): Arqueologia das Sociedades Pre-coloniais Americanas e Arqueologia do Capitalismo. Assim que a informação puder ter caráter oficial, divulgarei um endereço para contato. Por enquanto, esperando que a burocracia ande, podemos nos comunicar por aqui.
Estão abertas as inscrições para o vestibular de inverno do curso de Bacharelado em Arqueologia da FURG; o vestibular ocorrera em julho e as aulas iniciam em agosto. Maiores informacoes no site www.furg.br ou pelo e-mail: beatrizthiesen@yahoo.com.br, Boa Sorte!
Inscrições abertas para pós-graduação de estrangeiros no Brasil

Para concorrer à bolsa o candidato não pode ter visto permanente no Brasil e é preciso que tenha obtido o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), se de país não-lusófono

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Administrado conjuntamente pelo CNPq, pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores e pela Capes, o programa possibilita a realização de pós-graduação em instituições de ensino superior brasileiras, por professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos países com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

Os benefícios incluídos no programa são, além da bolsa de mestrado ou doutorado com início em 2009, a concessão do retorno ao país de origem para o bolsista que comprovadamente concluir o curso orientação acadêmica especial por parte das coordenações dos cursos de pós-graduação e assistência médica, odontológica e farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para concorrer à bolsa o candidato não pode ter visto permanente no Brasil e é preciso que tenha obtido o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), se de país não-lusófono.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho deste ano, por meio do Formulário On line , disponível no endereço http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/multinacional/pec_pg.html
(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Boa Sorte a todos

RSS

Patrocinio Exclusivo

 

Mapa da Rede :

          4330      Membros
           76         Grupos
           311          Fóruns
           141       Eventos
           312            Blogs
          156        Vídeos
           5040             Fotos
           161   Aplicativos
            10        Artigos
           649     Biblioteca
          79      Arquivos
            05             Anúncios
          169            Sítios
            100            Links

Lançamento: